segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Com gol do estreante Dani Alves, São Paulo vence o Ceará no Morumbi.

Além dos três pontos, a partida de ontem foi marcada por estréias e retornos.

Mais de duas semanas após o anúncio oficial, o dia tão esperado pela torcida tricolor chegou: hora de ver uma das contratações mais impactantes de sua história enfim jogar pelo São Paulo. O clube, já prevendo a grande demanda, aplicou um alto custo pelo ingresso, sendo o mais barato R$ 70,00 (desconsiderando meia-entrada ou descontos promocionais). Mesmo assim, 47.705 pessoas compareceram ao Morumbi para ver o Tricolor garantir mais três pontos no Campeonato Brasileiro.

Mais de 47 mil torcedores lotaram mais uma vez o Morumbi (Felipe Lucena / Lance)


O torcedor viveu uma tarde diferente, não só pela estreia de Dani Alves (falaremos mais sobre, logo abaixo). Começou com o time entrando em campo com o terceiro uniforme de cor azul celeste, uma homenagem aos ídolos uruguaios que fizeram história no clube, entre críticas e elogios acerca de sua estética e ao fato de usá-lo justamente em uma partida histórica. A escalação também foi diferente, o São Paulo não contava com Arboleda (suspenso), Hudson, Hernanes, Pato, Toró, Rojas e Pablo (contundidos), em contrapartida poderia contar com o novo camisa 10, além de Juanfran (recém contratado) e Liziero (retornando de lesão). Cinco alterações na escalação comparadas ao jogo contra o Santos deram cara nova ao São Paulo, mas com a mesma identidade das últimas partidas.

Quem imaginou que a diferença técnica entre as equipes faria com que o São Paulo mandasse no jogo, se enganou. Ontem acompanhamos uma partida extremamente equilibrada, disputas acirradas pela bola principalmente no meio de campo, dificuldade em ambos os setores de criação e exigência do trabalho dos dois goleiros. Assim como Diogo Silva, Tiago Volpi precisou fazer quatro defesas difíceis para segurar o zero no placar visitante. O arqueiro adversário não fez uma partida ruim, no entanto não foi capaz de impedir o tento são-paulino aos quarenta minutos do primeiro tempo, quando Juanfran encontrou Raniel na área com um passe cruzado e rasteiro, o centroavante, sem ter as melhores condições para finalizar, preferiu deixar a bola para Daniel Alves que ajeitou para a direita e bateu no contrapé, gol do São Paulo, do estreante, da vitória.

Daniel Alves comemora seu primeiro gol pelo São Paulo (Reprodução/São Paulo FC)

O camisa dez trouxe mais dinâmica e velocidade ao meio campo do São Paulo, algumas infiltrações foram tentadas, mas pararam na defesa cearense, o time da casa ganhou muito na articulação e mais tabelas começaram a surgir. Dani ainda tentou fazer o segundo em uma cobrança de falta, mas a bola foi para fora. Não podemos ignorar o espanhol Juanfran, que também fez sua estreia e agradou a torcida, mostrou sintonia com o sistema defensivo, participou diretamente da jogada que originou o gol e encantou os analistas acertando 49 passes de 50 tentados (98% de eficácia).

Liziero se mostrou claramente sem ritmo de jogo, evitou arrancadas e divididas, muita cautela no seu jogo de retorno para se prevenir de qualquer agravante, tanto que foi substituído por Luan no começo do segundo tempo. Vitor Bueno e Helinho substituíram, respectivamente, Antony e Everton mas pouco acrescentaram na partida. Ao final do jogo o time foi aplaudido, os contratados foram ovacionados e a torcida voltou para casa satisfeita, diferente do elenco do Ceará, bem como o técnico Enderson Moreira. Muito se comentou a respeito de uma dividida entre Tiago Volpi e Felippe Cardoso na grande área, apesar das reclamações, nem o árbitro Gilberto Rodrigues Castro Júnior, nem o árbitro de vídeo consideraram pênalti.

Com a vitória, o São Paulo encostou no G4 mesmo com um jogo a menos, possui os mesmos 27 pontos do Atlético-MG e está a 5 do líder Santos, vantagem que pode cair para 2 pontos caso o Tricolor vença o Athletico-PR fora de casa na partida pendente. Os jogadores e a comissão técnica ainda despistam sobre o assunto “título”, mas o desempenho pós Copa América trouxe muito otimismo ao time, embalando quatro vitórias consecutivas.

Na quarta-feira (21), a partida contra o Furacão será jogada para quitar a rodada pendente. Já o Ceará volta a campo somente no próximo domingo (25), quando receberá
o Flamengo no Castelão, o Vozão é o 11º colocado, sete pontos distante da zona de rebaixamento.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More