A situação que o Goiás vive nesse cenário pós Copa América é bem diferente do que o clube estava vivendo antes da paralisação do Campeonato Brasileiro, antes da pausa, o clube esmeraldino disputou 8 jogos, somou 5 vitórias, e 3 derrotas, indo para a pausa na 6ª colocação, com 15 pontos ganhos, e 1 jogo a menos (A partida contra o Corinthians válida pela 7ª rodada foi adiada para o mês de agosto).
Até então, uma posição ilusória, que não condiz com a realidade do clube no campeonato, onde a meta é não ser rebaixado, e quem sabe beliscar uma vaga na Copa Sul-americana. Os resultados pós Copa América mostram isso, até agora (Dia 30/07), foram 3 jogos, 1 derrota e 2 empates, sendo uma goleada terrível para o Flamengo, um empate contra o lanterna da competição, e um empate dentro de casa contra o time misto do Galo.
![]() |
Marcos Souza/NascimentoSouzaPress/Estadão |
Essa queda de rendimento já era algo esperado, mas não da forma como está sendo, onde se destaca principalmente os jogos contra Flamengo e Avaí. Contra o Flamengo, o time foi goleado por 6x1, uma partida desastrosa por parte do Goiás, o placar que foi elástico, poderia ter sido ainda pior, caso o goleiro Tadeu não estivesse em um dia inspirado. Contra o Avai, foi o jogo mais decepcionante, o clube se acovardou, enfrentando o lanterna do campeonato, um clube não ganhou nenhum jogo na competição até agora, chegando ao ponto de no final da partida, os jogadores do Goiás gastarem tempo para segurar o 0x0. No jogo contra o Galo no último domingo, o Goiás até jogou bem, conseguiu criar boas chances, jogadas de qualidade, mas pecou bastante na conclusão delas, e esse problema de finalização já vem assombrando o Goiás desde o jogo contra o CSA, onde o Verdão errou um caminhão de gols no 1º tempo, e acabou levando um gol na 2ª etapa, saindo derrotado da partida.
![]() |
Alexandre Vidal/Flamengo |
Sem duvidas, essa queda de rendimento pós Copa América coloca uma certa pulga atrás da orelha do torcedor, que vai perdendo aos poucos a confiança no time, e a paciência, mas o que mais preocupa o torcedor esmeraldino, é a qual vai ser a postura do Goiás perante a sequência de jogos duríssima que o clube vai ter agora. Nos próximos 4 jogos, 3 serão fora de casa, na Vila Belmiro encara o líder Santos, na Arena Corinthians enfrenta o forte time de Carille que é quase imbatível em seus domínios, recebe em Goiânia o Vasco da Gama que vem em uma crescente no campeonato, e vai até Salvador para enfrentar a forte equipe do Bahia na Fonte Nova.
O técnico Claudinei Oliveira fez a escolha de adotar um estilo de jogo bastante defensivo no Goiás, principalmente nos jogos fora de casa, por um lado, pode até ser compreensível, visto que um time com elenco do Goiás não pode querer bater de frente fora de casa com uma equipe como a do Flamengo, mas o jogo contra o Avai foi algo realmente inaceitável, claramente o Goiás tinha um elenco superior ao do adversário, e mesmo se defendendo bem, poderia buscar a vitória naquele jogo, mas o time se abdicou de atacar no 2º tempo, valorizando um 0x0 contra um time que não vive um bom momento, perdendo assim a chance de conquistar uma vitória fora de casa, contra um concorrente direto no objetivo que é não ser rebaixado.
![]() |
Foto: Leo Munhoz |
Contra times que não buscam o ataque o tempo todo, como Corinthians e Vasco, ou contra o Bahia que tem um elenco superior ao do Goiás mas não com uma disparidade como tinha o Flamengo, nesses jogos o Goiás precisa adotar outra postura, uma postura de querer ganhar o jogo, de arriscar, pois se ficar o tempo todo atrás se defendendo, e se abdicando de atacar, vai ser derrotado. E é claro, precisa treinar a conclusão das jogadas, um time que se propõem a priorizar a defesa, não pode se dar ao luxo de perder tantos gols como o Goiás perde.
A previsão é de resultados negativos, principalmente nos jogos fora de casa, cabe ao técnico Claudinei Oliveira, e aos jogadores do Goiás, surpreender a todos, e conquistar bons resultados nessa dura sequência, mantendo o Goiás longe da zona de rebaixamento.
0 comentários:
Postar um comentário