sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Internacional: o primeiro entre os 94



Internacional: o primeiro entre os 94 


O Campeonato Brasileiro de 1979 teve nada mais nada menos que 94 times. O inchaço da competição se deu pelo atendimento da CBD aos desejos do partido ARENA, o principal da Ditadura Militar, que buscava se aproximar de estados que não tinham tantos representantes nacionais.

A Confederação Brasileira de Desportos, inclusive, foi desmembrada naquele ano por pressão da FIFA e se transformou em algumas outras confederações esportivas específicas. Foi aí que surgiu a tão conhecida CBF. Aquele campeonato marcou mais alguns acontecimentos interessantes.

Corinthians, Portuguesa, São Paulo e Santos decidiram não participar e priorizar o Paulistão. Naquele tempo, apenas campeões e vices do Paulista entravam na 3ª fase; os 4 clubes do estado que entrariam na segunda fase, solicitaram a entrada na terceira. Com a negativa, abandonaram a competição nacional. A justificativa maior foi a de que como o regional de 78 tinha se alongado para 79, o calendário tinha ficado maluco. Se participassem do Brasileiro, teriam que jogar 3 vezes na semana. Palmeiras, Guarani, XV de Piracicaba, foram alguns representantes de SP. 

O outro fato a se destacar foi o título invicto do Internacional, o primeiro e único a conseguir o feito desde que o campeonato aderiu o sistema misto. Vejam como foram as fases daquela temporada e a campanha do campeão.



Primeira fase - 80 times

8 grupos de 10 clubes; classificavam-se os 4 melhores de cada grupo, com exceção dos grupos G e H, que por possuírem os times mais fortes, garantiam 8 vagas para a próxima fase. 

Os 4 melhores quintos colocados dos 6 grupos menos fortes também passavam.

Segunda fase - 56 times

Nessa fase entraram 6 times de São Paulo e 6 do Rio de Janeiro. Com os 44 classificados da fase anterior, formaram 7 grupos de 8 times. Apenas os dois melhores passavam para a última etapa em grupos. 

O Inter estava no Grupo C e se classificou em 1°.

Terceira fase - 16 times

Aqui entraram Guarani e Palmeiras (campeão e vice do campeonato paulista de 1978). Com os 14 times vindos da segunda fase, mais 4 grupos de 4 clubes estavam formados e apenas os primeiros disputariam as semifinais. 


Semifinal

Enfim, a fase mata-mata. 

Coritiba x Vasco e Inter x Palmeiras, esses eram os jogos que definiriam os finalistas. Em confrontos de ida e volta, Vasco e Internacional se deram melhor e decidiram o título. 

O Inter venceu a primeira por 3x2 e empatou a segunda em 1x1.




Final 

O primeiro jogo da final foi no Maracanã para mais de 58 mil pessoas. O Inter não tomou conhecimento e ganhou por 2x0, gols de Chico Spina. 

Na volta, 54 mil presentes viram o tricampeonato colorado. 2x1, gols de Jair e Falcão. Era a terceira estrela conquistada!




Números gerais da campanha:

23 jogos (jogou 22, pois venceu o Atlético-MG por WO) 
16 vitórias
7 empates
40 gols marcados
13 gols sofridos

Os confrontos do Colorado na competição:

0x0 Atlético-PR
2x1 Santa Cruz-PE
1x0 Figueirense
1x0 Grêmio
3x0 Sport
3x0 Coritiba
1x1 América-RJ
5x1 Rio Branco-ES
2x2 Operário- MT
1x0 Goytacaz
3x1 São Paulo-RS
1x1 Caldense
0x0 Anapolina
0x0 Atlético-PR
4x0 Desportiva
1x0 Inter de Limeira
1x0 Goiás
3x2 Cruzeiro

SEMIFINAL 

3x2 Palmeiras
1x1 Palmeiras

FINAL 

2x0 Vasco da Gama
2x1 Vasco da Gama


Escalação do último jogo do Campeonato Brasileiro de 1979:

Benítez; João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão, Cláudio Mineiro; Batista, Falcão, Jair; Valdomiro (Chico Spina), Bira e Mário Sérgio. 

Técnico: Ênio Andrade


Até hoje nenhum outro clube conseguiu vencer um Campeonato Brasileiro de forma invicta, só pra ter noção do tamanho da conquista daquele time do Inter.

Por Fernanda Lima (@historiadofut11). 


0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More